Governo e Pró-Renal promovem 300 exames renais à população negra

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi),  promoveu no dia 21 março, um Dia D de combate aos problemas renais. O evento, é voltado às comunidades de matrizes africanas, conselhos e demais órgãos representativos.

A iniciativa prevê exames de creatinina e microalbuminúria, que podem ser feitos no mesmo dia, sendo coletados sangue e urina no local do atendimento, sem a necessidade de jejum prévio.

Esta promoção contou com a presença da Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) Leandre Dal Ponte (@leandredalponte), chefe de gabinete Aline Betenheuser, Diretora Executiva da Pró-Renal Anelise Marcolin, gerente de saúde Ana Piccoli e gerente financeira Evandra Dallacort.

Com este rastreamento da doença renal, quem for identificado com alteração será convidado a participar de um estudo denominado Amplitude – Estudo da Prevalência de Alelos da Apolipoproteína L1 (APOL-1). Essas mutações da APOL-1 ocorrem principalmente em pacientes negros e descendentes diretos.

Doença Renal em Números

No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pessoas com Doença Renal Crônica (DRC) avançada é crescente, atualmente mais de 140 mil pacientes já realizam diálise no país. A mortalidade relacionada à DRC continua a aumentar anualmente e deve ser a 5ª causa de morte no mundo até 2040.

Sobre a Doença Renal Crônica

A Doença Renal Crônica se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível que afeta as funções dos rins.

Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com a realização de exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

Quer saber sobre as nossas Ações Sociais?

Podemos ir até a sua empresa e falar sobre a importância dos exames preventivos, dos cuidados com a alimentação e alertar os grupos de riscos!

• Entre em contato: 41. 33125427 ou prevencao@pro-renal.org.br