Pró-Renal participa da 1ª Edição dos Jogos para Transplantados
Vitoriosos na vida, atletas esbanjam saúde em competição nacional.
Por: Fabiana Santos
É com grande alegria que a Fundação Pró-Renal participou da 1ª Edição dos Jogos para Transplantados, realizado pela Prefeitura de Curitiba e Associação Brasileira de Transplantados (ABTx)! O evento que teve a abertura na Prefeitura de Curitiba no dia 21, contou com a presença do Prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, Secretária Municipal de Saúde Márcia Huçulak, Presidente da ABTx Edson Arakaki, Diretor Regional da ABTx Rodrigo Dalla Bona Swinka, transplantados, doadores e demais incentivadores e apoiadores.
Doadores e Transplantados fizeram seus depoimentos e a emoção tomou conta de todos quando o professor e atleta Carlos Alberto Rezende, 55 anos, conheceu e homenageou seu doador de medula óssea, Luiz Eduardo Pereira de Andrade .
Exemplos para todos
Heloisa de Lima Riske participou nas piscinas. Ela tinha oito anos quando, em razão de uma insuficiência renal crônica, recebeu um rim transplantante da mãe, Suian Cristina de Lima.
Outra participante Laura Franco, 7 anos, a atleta mais nova da competição transplantada de fígado, participou do atletismo e da natação.
Sobre o evento
O principal objetivo do evento é aumentar a conscientização pública sobre a doação de órgãos e tecidos; demonstrando, através da prática de atividade física ou esporte, os benefícios que podem ser agregados ao transplantado, proporcionando assim mais saúde, aumento da qualidade de vida, motivação e superação para os bloqueios gerados ao longo de toda vivência.
Modalidades
Do dia 22 ao dia 24 os transplantados participaram das provas de Atletismo, Natação, Tênis, Corrida de Rua e Caminhada.
Para a realização dessas provas, a ABTx contou com o apoio da Universidade Positivo, Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser – Praça Oswaldo Cruz, Centro de Esporte e Lazer Xaxim e Sesc Fecomércio – Circuito Sesc de Corridas.
Faixas etárias
Os atletas adultos, independente do tipo de transplante, competiram por gênero nas seguintes faixas etárias:
18-35;
36-49;
+ de 50 anos.
Os atletas da categoria infantil e Jr, de todos os tipos de transplantes, competiram pelas seguintes faixas etárias (sem separação por gênero).
Sub13: até 13 anos (infantil)
Sub17: 14-17 (juniores).
Patrocinadores
Fundação Pró-Renal e Rimatur.
Apoiador
Rimatur
Comunicação – Fundação Pró-Renal | 41.33125410