

Cumprimos a nossa missão: 20ª feira de prevenção da doença renal!
Recebemos mais de 500 participantes na Praça Ouvidor Pardinho entre autoridades, convidados, apoiadores e cumprimos com a nossa missão de conscientizar sobre a saúde dos rins, realizar exames preventivos e educar sobre a Doença Renal.
E mais uma vez realizamos um evento incrível, ressaltando principalmente a importância da prevenção da Doença Renal não somente nesta época de campanha, mas que ela deve ser realizada todos os dias, afinal ela é um compromisso com a saúde!
SOBRE A NOSSA FEIRA
Realizamos exames preventivos em 259 participantes, 115 testes de creatinina e 82 encaminhamentos para as Unidades de Saúde. Do público atendido, a maioria era idoso, 20,93 até 50 anos e 70,54% de 51 a 80 anos. Registramos 115 hipertensos, 62 diabéticos e 51 com doença renal.
SOBRE A CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DO RIM
Tema atual e necessário, ao ratificar a busca por uma política de saúde inclusiva que garanta a equidade e permita o acesso ao diagnóstico e tratamento. Ainda temos, no Brasil e no mundo, iniquidade na assistência à saúde renal, com regiões onde há barreiras no acesso ao diagnóstico e tratamento, especialmente à terapia renal substitutiva. Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.
Este é um evento anual, criado há 19 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). A Campanha mobiliza milhões de pessoas em mais de 150 países para conscientizar sobre a saúde dos rins, educar e alertar principalmente sobre a importância da Prevenção, com o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença renal.
Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)
DOENÇA RENAL CRÔNICA
Pra quem não sabe a Doença Renal Crônica é progressiva, silenciosa e irreversível. Nos estágios iniciais não apresenta sintomas, por isso muitas vezes o diagnóstico pode ocorrer tardiamente quando a função dos rins já está comprometida! Assim, são fundamentais a prevenção e diagnóstico precoce da doença, com a realização de exames simples como a creatinina e urina.
Grupos de Riscos – Os principais grupos de riscos são os hipertensos, diabéticos, obesos, aqueles que tem histórico familiar de Doença Renal ou cardiovascular.
Funções Dos Rins – Os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.
DOENÇA RENAL EM NÚMEROS
No Brasil segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pessoas com DRC avançada é crescente, cerca de 20 milhões de brasileiros tem alguma disfunção renal e atualmente mais de 150 mil pacientes já realizam diálise no país.
A mortalidade relacionada à DRC continua a aumentar anualmente e deve ser a 5ª causa de morte no mundo até 2040. A Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública.
Agradecemos imensamente os nossos apoiadores:
World Kidney Day, Prefeitura de Curitiba, Sociedade Brasileira de Nefrologia, Sesc Fecomércio, Sanepar, Rede Condor, Águas Ouro Fino, Giga Soluções Audiovisuais e Fortecare.
Se você tem interesse em saber sobre nosso programa de prevenção entre em contato: 41.33125530 / prevencao@pro-renal.org.br