Dia Mundial do Rim: a maior campanha de prevenção já realizada em comemoração aos 40 anos
Mais de 1.000 pessoas estiveram presentes na Feira oficial de Prevenção da Doença Renal realizada pela nossa Instituição no último dia 13 e 14 de março na Praça Owaldo Cruz com apoio do World Kidney Day (Instituição Oficial), SESC PR, Prefeitura de Curitiba, SMELJ, SMS, Sociedade Brasileira de Nefrologia, Sociedade Paranaense de Nefrologia, Fecomércio PR, Fortecare Materiais Hospitalares, Escola Interpares, Fundação Athletico Paranaense, Giga Soluções Audiovisuais, Associação Comercial do Paraná, Grupo OM, World Kidney Day, International Society of Nephrology
A Campanha 2024, concentra esforços em destacar a importância do diagnóstico precoce e acesso ao tratamento da Doença Renal Crônica. Aproximadamente 600 pessoas realizaram exame de urina e creatinina e receberam orientações a respeito da Doença Renal e comorbidades associadas: hipertensão, diabetes, obesidade e histórico familiar de doença renal ou cardiovascular. Orientamos a respeito da saúde bucal, Pé Diabético e sobre as questões nutricionais que impactam diretamente na saúde dos rins.
Agradecemos imensamente o apoio dos voluntários das Faculdades Fama e demais participante que nos ajudaram na organização do evento.
SAIBA SOBRE O TEMA DESTE ANO
A Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Todos esses objetivos estão resumidos no tema da campanha em 2024, que é “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.
Acreditamos que o tema de 2024 é atual e necessário, ao ratificar a busca por uma política de saúde inclusiva que garanta a equidade e permita o acesso ao diagnóstico e tratamento. Ainda temos, no Brasil e no mundo, iniquidade na assistência à saúde renal, com regiões onde há barreiras no acesso ao diagnóstico e tratamento, especialmente à terapia renal substitutiva. Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.
DOENÇA RENAL EM NÚMEROS
No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pessoas com DRC avançada é crescente, atualmente mais de 140 mil pacientes já realizam diálise no país.
A mortalidade relacionada à DRC continua a aumentar anualmente e deve ser a 5ª causa de morte no mundo até 2040. A Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública.
SOBRE A DOENÇA RENAL CRÔNICA
A Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível que afeta as funções dos rins.
Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com a realização de exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.
SOBRE O EVENTO NA PRAÇA OSWALDO CRUZ – AGRADECIMENTO A TODOS
Só os resta agradecer: por tanto carinho, aprendizado, colaboração de empresas e parceiros que acreditam na nossa missão, na comunidade que teve participação ativa nesta grande Feira e que cada vez mais está se mobilizando para esta causa!
Nosso reconhecimento a nossa equipe que se dedicou intensamente e de forma unida, com amor juntamente com os nossos parceiros para entregar o melhor para a população. O resultado não seria diferente: o sucesso deste desafio que foi a maior campanha já realizada nestes 40 anos de história!
Parabéns a todos os envolvidos!
Viva o Dia Mundial do Rim!
PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL
Cuidar da saúde de todo o organismo ajuda a proteger também a saúde dos rins! É muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal, pois evitá-los e tratá-los é a única maneira de prevenção.
Os principais fatores de risco são: a hipertensão arterial, o diabetes e doenças renais ou cardiovasculares. O uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal. Por isso, é importante praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial, não usar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sal e carnes vermelhas, realizar exames preventivos como o de urina e creatina e consultar o médico com regularidade.
Quer saber mais sobre as nossas Feiras e Palestras de Prevenção? Podemos ir até a sua empresa e falar sobre a importância dos exames preventivos, dos cuidados com a alimentação e alertar os grupos de riscos!
• Entre em contato: 41. 33125427 ou prevencao@pro-renal.org.br