Especialidades
Nefrologia geral
Médicos especialistas em Nefrologia que conduzem o tratamento das enfermidades renais.
Doença Óssea
Médicos especialistas em Nefrologia Geral com especialidade em doença óssea (metabolismo mineral ósseo).
Endocrinologia
Especialidade médica que realiza o tratamento das enfermidades renais e metabólicas, como Diabetes e Doença Óssea.
Urologia
Especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças e condições que afetam o aparelho urinário dos homens e das mulheres e o aparelho reprodutor masculino.
Especialidades multiprofissionais
O atendimento odontológico para pacientes renais em consultórios e nas unidades básicas de saúde é raro, devido ao desconhecimento profissional sobre o protocolo seguro de atendimento.
As doenças bucais no paciente renal apresentam-se mais intensas e aceleradas. É importante evitar os focos de infecção, principalmente na região bucal. Como o sistema circulatório é interligado, o fluxo sanguíneo que circula no coração, pulmões e outros órgãos passa também nos dentes e gengivas, levando e trazendo micro-organismos patogênicos.
O ambulatório de Odontologia exerce importante função para o restabelecimento da saúde, evitando a gengivite e periodontite, que, no caso do paciente renal, tendem a ser severas, devido à perda de cálcio e alterações inerentes da própria doença. Programas de educação são realizados para promover a saúde bucal através da limpeza (profilaxia), e prevenção, orientando sobre a importância da higiene bucal.
O Nutricionista é fundamental no cuidado integrado e humanizado oferecido aos pacientes renais em tratamento pré-dialítico. A avaliação do estado nutricional de pacientes com doença renal é importante e eliminar o risco de desnutrição nestes pacientes é garantir um melhor prognóstico clínico, maior sobrevida e melhora significativa dos níveis de qualidade de vida.
O setor de Psicologia auxilia pacientes e familiares no enfrentamento da doença e no acompanhamento do tratamento, contribuindo para a melhora da sua qualidade de vida. É parte fundamental na condução do cuidado integrado e humanizado oferecido aos pacientes, cuja complexidade e vulnerabilidade são bastante elevadas.
A Enfermagem promove a qualidade no atendimento de cuidado integrado ao paciente, com o objetivo de promoção da saúde, proteção e recuperação ou reabilitação. O profissional enfermeiro atua como assistência direta ao paciente renal, seja na prevenção ou no seu tratamento conservador.
O Serviço Social atua nas relações dos pacientes e familiares com a nova realidade vivenciada durante o tratamento da doença. Uma das principais atribuições do assistente social é prestar orientações e encaminhamentos referentes aos direitos sociais da população, buscando democratizar as informações. Através de orientações corretas e encaminhamentos precisos, os pacientes e familiares podem sentir-se mais seguros e acolhidos pelo cuidado humanizado.
O setor atua como dispensário farmacêutico, responsável pela entrega, acondicionamento e orientação de medicamentos, suplementos vitamínicos e nutricionais.