Música, história e saúde: projeto Oficinas Música Carmina Burana transforma escolas públicas com cultura e sensibilidade
O Projeto Oficinas Música Carmina Burana tem levado uma experiência única e transformadora às escolas públicas de Curitiba. Realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio das empresas @fertipar, @cimento_itambe e @vidrolaroficial, e é uma realização da @fundacaoprorenal, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A iniciativa apresenta aos estudantes o universo da música medieval de forma sensorial, lúdica e acessível, unindo arte, educação e saúde. Durante as oficinas, os alunos assistem a apresentações musicais com instrumentos raros, conhecem melodias antigas e aprendem sobre o contexto histórico e cultural de cada composição. A proposta vai além do ensino tradicional: busca despertar nos jovens valores como empatia, escuta, concentração e cooperação.
As apresentações são conduzidas pelo grupo Mandala Folk e contam com a participação da equipe da Fundação Pró-Renal, que organiza a logística, realiza breves orientações sobre os cuidados com os rins e promove o acesso gratuito às atividades.
Desde o início do projeto, mais de 20 oficinas já foram realizadas, alcançando centenas de estudantes e professores. Confira as escolas públicas já impactadas:
Escola Francisco Zardo (Santa Felicidade) – 2 apresentações• Instituto de Educação do Paraná – 5 apresentações
Escola Júlia Wanderley – 2 apresentações
Escola Cívico-Militar República do Uruguai – 5 apresentações
Colégio Estadual do Paraná – 2 apresentações
Colégio Algacyr Maeder – 2 apresentações
Colégio Pedro Macedo – 6 apresentações
Colégio Aline Picheth – 3 apresentações
Colégio Cecília Meireles – 2 apresentações
Essas ações reforçam o compromisso da Fundação Pró-Renal com a promoção da saúde integral, valorizando também os aspectos culturais e educativos no desenvolvimento humano. Por meio da música, o projeto amplia horizontes e fortalece o vínculo entre cultura, educação e cuidado com a vida — pilares que norteiam a atuação da Fundação ao longo de seus 40 anos.
Acompanhe mais sobre o projeto no Instagram oficial: @oficinacarminaburana
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência ao navegar em nosso site, você pode obter maiores informações sobre como utilizamos as suas informações através da nossa "Política de Privacidade". Para permitir o uso de cookies opcionais, por favor, clique em "Aceitar".